quarta-feira, 2 de maio de 2012

Dispositivos de proteção solar

Dispositivos de proteção solar têm uma importante função na melhoria do desempenho térmico das edificações. Além de reduzir a incidência da radiação solar na edificação, bem dimensionados e aliados a sistemas de reflexão da luz solar direta não comprometem a disponibilidade de luz natural no ambiente e podem melhorar sua distribuição interna. Em países tropicais, como o Brasil, a utilização destes é importante para a melhoria da eficiência energética de uma edificação, pois auxiliam na redução da necessidade de consumo de energia no sistema de ar condicionado.
Qualquer elemento que possa oferecer sombra, incluindo desde uma simples cobertura, beirais, terraço-varanda, brise soleil, cobogó, muxarabis, marquises, toldos e até mesmo a vegetação podem ser considerados dispositivos de proteção solar ou de sombreamento. Existem também dispositivos de proteção internos, tais como as venezianas e as cortinas.
            O brise soleil é um dispositivo formado por uma ou mais lâminas, horizontais, verticais ou combinadas, externo à edificação que, quando projetado corretamente, reduz a incidência de radiação solar na edificação. Desse modo, o brise permite minimizar o ganho de carga térmica, otimizando o desempenho térmico da edificação.
Cobogó é um tijolo vazado, um elemento totalmente brasileiro que foi criado em Pernambuco, e pode ser feito em cimento, cerâmica e até vidro. Funciona para fechamento ou divisão de ambientes permitindo a passagem de luz e ventilação.
Venezianas proporcionam uma boa ventilação, uma luminosidade aconchegante, clareando ou escurecendo o ambiente conforme o momento, pois possibilitam regular a luminosidade e a passagem do ar de acordo com a necessidade.










Nenhum comentário:

Postar um comentário